terça-feira, 25 de maio de 2010

Manifesto do MESS Uninove

Manifesto Acadêmico do Serviço Social Uninove

Partindo das diretrizes CFESS/CRESS, ABEPSS, ENESSO e Código de Ética Profissional da resolução CFESS n.273, de 13 de março de 1993, a qual um dos princípios fundamentais é o “(...) compromisso com o constante aprimoramento intelectual” e do CNE/CES 492/2001 homologado das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Serviço Social.
Manifestamos em nome dos estudantes de Serviço Social da Uninove, a qual nos incluímos, na luta pela garantia do tripé que contempla uma Universidade, o Ensino, Pesquisa e Extensão. Problematizando o sistema de avaliação EAD/AVA como querem chamar agora, e uma postura contraria a Mercantilização do Ensino, no viés de que nossa profissão trabalha com os reflexos da questão social e o EAD/AVA não consegue contemplar tais reflexos como ferramenta de ensino. Solicitamos núcleos de pesquisas para alunos e professores que possuem interesse de produzir conhecimento e oficinas com temáticas sobre nosso curso, lembrando que a Universidade não tem nenhum núcleo de pesquisa relacionado ao Serviço Social. Criticamos e não aceitamos a ausência de equipamento de fácil acesso e de obrigação da Universidade como, Data Show, TV e DVD entre outros, e que professores e alunos sentem-se obrigados a adquirir ou trazer para realização de aulas, sabemos que não falta capital para Universidade e os equipamentos que existem e devido há uma burocratização dificulta a disponibilidade dos mesmos. A ausência de livros continua sendo uma deficiência, principalmente obras relacionadas a expressões da questão social, solicitamos a presença de publicações da Revista Serviço Social e Sociedade em nossas bibliotecas, considerada como referência em nossa profissão. Outra questão recente em nosso curso é o Projeto Integrador, um projeto cuja idéia central dentro do curso é interessante, mas possui falhas que comprometem o desenvolvimento e qualidade final dos trabalhos apresentados.
Uma das modificações ocorrida no curso foi o sistema de avaliação que passou de quatro avaliações semestrais para duas, mas somente para algumas turmas e campi, somos a favor desta mudança para todos, nós alunos e professores com duas avaliações poderemos ter mais tempo para trabalhar com conteúdo das disciplinas.
Temos ciência de outros problemas e deficiências que ocorrem dentro de todos os campi na Uninove e que engloba todos os cursos, um deles é a falta de funcionários na área de limpeza e que gera falta de higienização e manutenção dos banheiros entre outros espaços da Universidade frequentado por alunos e funcionários. Mas queremos por meio deste manifesto não só torná-lo instrumento de expressão, mas um início contínuo de luta legítima por nossos direitos e uma formação de qualidade. Assim como nós alunos da Uninove neste momento enfrentamos dificuldades em nosso ensino, outros alunos de Serviço Social na mesma situação se solidarizam conosco na mesma causa e como movimento estudantil somos um só nesta luta.
Estudantes de Serviço Social, Uni-vos!!!

Atenciosamente,
Secretários de Escola Uninove na ENESSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário